Troca de Óleo

Máquina de troca de óleo a vácuo vale a pena para o seu negócio? Confira a seguir!

Máquina de troca de óleo a vácuo vale a pena para o negócio? Diante das possibilidades de troca de óleo da forma tradicional ou a vácuo, qual a melhor opção?

Preparamos este artigo especial para tirar todas as suas dúvidas sobre a troca de óleo a vácuo e o funcionamento de uma máquina de troca de óleo a vácuo. 

Esperamos que após a leitura você consiga decidir se vale fazer esse investimento em seu negócio!

Vamos lá?

O que é troca de óleo a vácuo?

Vamos começar explicando o que é troca de óleo a vácuo.

Existem duas formas de trocar o óleo velho do motor: a mais tradicional é pela tampa do cárter, no fundo do veículo, e a outra opção é a troca de óleo utilizando uma máquina de sucção de óleo a vácuo.

A troca de óleo a vácuo retira o lubrificante pela parte de cima do propulsor. O óleo é removido do cárter pela máquina, que suga o lubrificante velho por meio da entrada da vareta de medição.

Esse modelo de troca de óleo é bastante rápido, durando, no máximo, 5 minutos. Isso ocorre por não haver necessidade de esperar o óleo escorrer e nem de levantar o veículo em um elevador automotivo para a realização do serviço.

Além disso, a troca de óleo a vácuo é mais ecológica, dispensando o contato direto com o óleo degradado.

Troca de óleo a vácuo ou convencional: qual vale mais a pena?

Agora que conhecemos as duas formas de troca de óleo, fica a dúvida: o que vale mais a pena? É melhor aprender sobre como tirar óleo do motor por cima utilizando uma máquina de troca de óleo a vácuo, ou o modelo convencional, elevando o veículo e escorrendo todo o líquido pelo cárter?

Na verdade, existem prós e contras nos dois métodos e, por isso, a operação precisa ser realizada por profissionais, que sabem a melhor forma de reduzir os danos em cada uma das modalidades.

A troca de óleo convencional exige a elevação do veículo, para que o óleo possa escorrer naturalmente pelo cárter. Já a troca de óleo a vácuo depende de uma máquina de sucção e uma sonda, que devem ser inseridas corretamente no motor, de modo que desça até o cárter.

Independente do método escolhido, é fundamental optar por um profissional qualificado e verificar o manual do carro para conhecer as indicações referentes a troca de óleo para o seu modelo específico.

Erros comuns para você evitar na troca do óleo

Erros cometidos na hora da troca de óleo podem comprometer o veículo e aumentar os gastos desnecessariamente. Fique atento a estes erros comuns e garanta o melhor aproveitamento:

Respeite o prazo da troca de óleo

Em um carro novo, o óleo deve ser trocado após 10.000 km rodados ou após 6 meses de uso. Em caso de seminovos, sempre verifique a etiqueta que indica os dados da última troca.

Troque todo o óleo

O óleo deve ser substituído por completo. A prática de apenas completar o óleo compromete o veículo, pois o óleo novo se mistura ao velho e acaba sendo contaminado.

Não utilize aditivos

O óleo já traz em sua composição toda a composição necessária para o bom funcionamento do motor. O uso de aditivos acaba sendo um desperdício, além de colocar em risco a qualidade do óleo.

Classificação dos óleos lubrificantes

O óleo automotivo é dividido em diversas classificações, que auxiliam na escolha mais adequada ao veículo. As classificações principais são a SAE e API.

SAE (Society Automotive of Engineers)

Classifica quanto à viscosidade do óleo. A viscosidade apresenta menor variação conforme a temperatura. 

Dessa forma, os óleos recebem as seguintes classificações:

  • Óleo de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
  • Óleo de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
  • Óleo multiviscoso: SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.

O óleo multiviscoso serve para todas as estações do ano, o mais utilizado no Brasil.

API (American Petroleum Institute)

Classifica quanto ao desempenho do óleo. É classificado por duas letras, uma indicando o tipo do combustível, a outra representando o nível do desempenho do automóvel.

  • API S (Service): motores que utilizam combustão interna por velas;
  • API C (Comercial): motores a diesel.

O nível de desempenho da segunda letra (após o S ou C) segue a sequência alfabética. Ademais, a classificação API S J é inferior à API S L.

Melhores óleos lubrificantes para o carro

O óleo lubrificante é responsável pela durabilidade do motor e por garantir o consumo adequado de combustível. 

A seguir, confira os melhores óleos lubrificantes para o carro que recomendamos para auxiliá-lo nessa decisão:

Lubrax

Marca líder no mercado, a mais vendida do Brasil. Os seus produtos são de alta tecnologia para automóveis, motocicletas e outros veículos.

Castrol

Presente no mercado há mais de 100 anos, a Castrol é líder no mercado mundial com óleos de alta tecnologia e qualidade garantida.

Shell

Reconhecida há décadas como uma das melhores marcas de óleos automotivos do Brasil, a Shell possui um portfólio diversificado de produtos.

Petronas

Marca gigante na Malásia, que se tornou líder mundial no segmento. Atualmente figura entre as melhores marcas de óleos no Brasil.

Esso/Mobil

Marca de longa tradição na venda de lubrificantes, sempre presente na lista das melhores marcas vendidas no Brasil.

Máquina de troca de óleo a vácuo Tritton

Se você está pensando em fornecer o serviço de troca de óleo a vácuo, precisa conhecer a máquina de troca de óleo a vácuo Tritton, uma das melhores disponíveis no mercado.

Essa máquina retira o óleo do motor do veículo através de vácuo, de maneira rápida e eficiente pela vareta de nível de óleo. Utiliza eletricidade para gerar vácuo e pode ser removida para o local onde será utilizada.

O equipamento é de fácil locomoção e pode ser utilizado tanto para carros, quanto para motos e até mesmo veículos marítimos. Com capacidade de óleo sujo de 50 litros, vacuômetro de 760 mm Hg e mangueira de sucção de 1,5 metros, vale a pena o investimento.

E se você está se perguntando quanto custa uma máquina de troca de óleo, é possível adquirir esse modelo da Tritton por menos de R$ 4.000 no boleto e com garantia de 12 meses!

Conclusão

Neste artigo, vimos tudo sobre máquina de troca de óleo a vácuo e como funciona essa modalidade de troca de óleo. É uma forma segura e eficiente, que otimiza o seu tempo no momento da troca.

Sendo feita por profissionais experientes, a troca de óleo a vácuo é um ótimo investimento para o negócio. Vale muito a pena investir na aquisição de uma máquina e disponibilizar esse serviço para os clientes!

Caso queira investir em uma máquina de troca de óleo a vácuo eficiente e potente, não se esqueça de conferir o modelo de 50 litros da Tritton, uma das melhores do mercado!Meta-description: Você conhece os benefícios de uma máquina de troca de óleo a vácuo? Sabe quanto custa uma máquina de troca de óleo? Já ouviu falar na máquina de troca de óleo a vácuo Tritton? Confira!

Acesse o nosso site: https://www.seuposto.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *